As empresas são Anjos ou Demônios? por Jair Moggi

As organizações são as instituições que mais impactam as pessoas, seja no aspecto econômico ou social. Se olharmos através da ótica altruísta para este cenário, de uma forma prática, podemos dizer que dentro de uma organização existem duas forças presentes. Uma que podemos chamar de força do crescimento, que se refere a tudo aquilo que é quantitativo, seja em valores, investimentos ou produtividade. E uma outra vertente, que é a força do desenvolvimento, que podemos classificar como imateriais, ou seja, são qualitativas.

Se olharmos então, para dentro deste cenário, sob o contexto altruísta, nós vamos enxergar o empresário, a pessoa por trás daquela instituição. Há um momento na trajetória desse empresário, em que seu olhar sai do âmbito egoísta e migra para o altruísta, onde ele começa a prestar atenção àquilo que está ao seu redor.

Se o foco ficar apenas na força do crescimento a organização ficará em desequilíbrio, no seu ambiente social e ecológico.
Por isso é imprescindível que as organizações invistam não apenas em crescimentos lucrativos, mas também que tenham esforços em desenvolvimento pessoal.

Se quisermos ter um organismo social saudável, uma empresa saudável, uma família, um país e uma nação saudáveis, é preciso equilibrar forças de crescimento e desenvolvimento, para que possamos crescer com segurança, consciência e prosperidade. 

Escola do Altruísmo